[Histórico]
    6ª Newsletter
    01-07-2008
.::Página Web
.::Assine a newsletter
   Introdução
 
6ª Newsletter

Por: Mara Silva
 

Olá a Todos! Apresentamos a newsletter do Projecto Alternativas que pretende retratar sucintamente os trabalhos, visitas e formações ministradas pelo Projecto.

Muitas são as actividades desenvolvidas pelas crianças e jovens e pais.

Estão de Parabéns as senhoras que frequentam o curso de Competências Parentais às Sextas-feiras na sede do Projecto.

Os trabalhos realizados tem sido feitos com muito empenho!

As crianças e jovens destacam as seguintes actividades:

 

 

 

 

 Actividades

Oficina Expressão Plástica do Alternativas

Por: Mara Silva

No dia 4 de Junho foi a entrega de prémios do 9º Concurso de Expressão Plástica da Autarquia do Funchal, De um Cabo de Vassoura nasce uma Mascote! A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal do Funchal Dr. Miguel Albuquerque, Vereadora Dra. Rubina Leal e Vereador Eng. Costa Neves.

O Projecto Alternativas foi um dos premiados pelo trabalho realizado na oficina de Expressão Plástica sob a Orientação do Dr. Marcelino Caldeira.

A D. Fátima foi receber o prémio em nome dos participantes.

O grupo de teatro do projecto Alternativas fez a animação do evento onde estiveram presente vários Estabelecimentos de Ensino do Concelho do Funchal.

 

 
 

Dia Europeu dos Vizinhos

Por: Mara Silva

O projecto Alternativas comemorou pela segunda vez no dia 27 de Maio o Dia Europeu dos Vizinhos.

Os moradores do Conjunto Habitacional do Palheiro Ferreiro e arredores participaram nesta iniciativa através da Partilha de um bolo, sumo, muita simpatia e vontade de ajudar e, no final da tarde tínhamos um banquete para as crianças jovens e seus familiares.

O grupo da Música, Teatro e Dança actuaram tendo sido uma tarde e noite muito animada.

O convívio culminou com o jantar oferecido pelo Projecto Alternativas, a macarronada do sucesso, como muitos jovens afirmaram.

São iniciativas como estas que ficam no interior de cada um porque com pouco mas com boa vontade e espírito de inter ajuda de cada um (crianças, jovens e familiares) conseguimos promover a solidariedade entre Vizinhos!


 
 

Dia Mundial da Criança

Por: Mara Silva

Dia_da_Crianca.jpgNo  No dia 1 de Junho as crianças, jovens e familiares do projecto Alternativas participaram na Festa da RTP  Madeira, Criança para Sempre no Parque de Santa Catarina.

Este evento foi dirigido a toda a comunidade madeirense e a adesão foi muita.

Enquanto as crianças e familiares do Alternativas assistiam ao espectáculo os jovens e equipa do Projecto ficaram encarregues da animação do espaço infantil deste evento:

- Pinturas faciais, Balonismo, malabarismo foram os atractivos para os mais pequenos e a procura foi muita!

 
 

Animadores de Rua

Por: Mara Silva

Todos nós temos um talento...

 

Seja o dom da escrita, da palavra e até mesmo da Palhaçada!!!

 

A inclusão pela Arte continua a ser uma aposta do Projecto Alternativas no sentido de promover o diálogo intercultural entre os jovens destinatários cativando e descobrindo um talento por detrás de um ar inicialmente desconfiado.

 

A equipa de animadores de rua do projecto Alternativas foi convidada para realizar a animação do dia Mundial da Criança na ludoteca de Santa Catarina no dia 3 de Junho para 52 crianças.

As artes circenses utilizadas pelos jovens foram o balonismo e malabarismo.

Pontualmente os jovens da Oficina do Teatro realizam animações na FNAC da Madeira através da apresentação de sketch´s humorísticos.


 
 

Curso de Educação Parental

Por: Mara Silva

Teve Teve início no passado dia 9 de Maio o I Curso de Educação Parental no Projecto Alternativas.

O presente curso tem a duração de três meses e surgiu no sentido de envolver os familiares das crianças e jovens que frequentam as actividades do Alternativas. Trata-se de um trabalho em parceria com Segurança Social e a SocioHabitaFunchal.

O curso foi concebido pelos próprios destinatários, os módulos de formação vão ao encontro das expectativas apresentadas na primeira sessão do grupo.

Os módulos de formação são a Informática, Iniciação à Culinária, Literacia Financeira, Planeamento familiar e Expressão Plástica.

Nas sextas-feiras à tarde a Sede do Projecto conta com a presença de 13 pais para a formação. Enquanto a formação decorre uma animadora fica com os filhos mais pequenos dos mesmos.

 No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança foi elaborado um trabalho em fotografia de cada mãe com os seus filhos!

 
 

 Contactos
Coordenadora do Projecto Alternativas
Mara Cristina Gonçalves Silva
Sede do Projecto Alternativas:
 Rua Lombo Centeio n.º 4/6/8
Conjunto Habitacional do Palheiro Ferreiro 
São Gonçalo 9060-352 Funchal
Telefone: 291 795475

Copyright © Alternativas Todos os direitos reservados