Breve Descrição

O Curso de Formação Inicial de Formadores-blended-learning tem por objetivo fornecer um conjunto de competências pedagógicas, de acordo com o novo referencial, indispensáveis para o exercício da atividade de formador nas diversas áreas de formação.

O curso tem duração de 90Horas [41 horas de formação presencial + 49 horas de formação a distância - assíncrona]

Modalidade

b-Learning

Local

DTIM

Nº de Horas

90

Data

Brevemente -

Dias da Semana

 Agendar 

Preço por participante

€ 210

Pre-Inscrição

Público-Alvo:

A Formação Pedagógica Inicial de Formadores é dirigida a todos aqueles que pretendem obter o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.
As condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores exigem a verificação dos requisitos de entrada, exigidos pela Portaria nº 214/2011 de 30 de Maio, associados ao nível de qualificação escolar:
- deve ter preferencialmente uma qualificação de nível superior;
- não pode ter qualificação inferior ao 9.º ano de escolaridade.
- declaração de 5 anos experiência profissional para quem tem habilitações entre o 9º e o 12ª ano concluído.
- competências básicas no domínio das TIC.

Módulos

Formador: Sistema, contextos e perfil - 10 horas

SUB-MÓDULO 1.1 FORMADOR: CONTEXTOS DE INTERVENÇÃO

Duração: 6 horas

  • Políticas Europeias e Nacionais de educação/formação;
  • O Sistema Nacional de Qualificações;
  • O Catálogo Nacional de Qualificações;
  • Principais ofertas formativas disponíveis; 
  • Conceitos e fundamentos da formação profissional;
  • Legislação de enquadramento da Formação Profissional;
  • Legislação de enquadramento da atividade de Formador;
  • Perfil do Formador (atividades, competências e capacidades) – formador profissional multitarefas;
  • Código deontológico: direitos e deveres;
  • Tipos de formação profissional: 
    • Inicial;
    • Contínua;
  • Modalidades de formação profissional:
    • Educação e Formação de Jovens;
    • Educação e Formação de Adultos; 
    • Formação para Públicos diferenciados (p.e., com incapacidade ou deficiência);
    • Formador em Contexto de Trabalho (empresa e outras organizações)
    • Modalidades de Intervenção Formativa;
    • Presencial;
    • e-learning;
    • b-learning (blended-learning) ;
  • Processos de RVCC.

SUB-MÓDULO 1.2. APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO

Duração: 4 horas

  • Princípios da teoria de aprendizagem;
  • Pedagogia, andragogia, didática e psicologia da aprendizagem;
  • Processos, etapas e fatores psicológicos da aprendizagem; 
  • Conceitos, características e percursos da aprendizagem (individualizada/em grupo);
  • Fatores cognitivos de aprendizagem (memória e atenção);
  • A aprendizagem disruptiva como metodologia de facilitação; 
  • Espírito empreendedor na formação (conceito, competências e principais obstáculos);
  • Pedagogia diferenciada e diferenciação pedagógica: conceitos, tipos e formas de diferenciação; 
  • Diferenciar porquê? 
  • A Aprendizagem através da Programação Neurolinguística (PNL);
  • Princípios da Criatividade Pedagógica;

Simulação Pedagógica Inicial - 10 horas

SUB-MÓDULO 2.1 PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES 4 horas

  • Características da técnica de simulação pedagógica
  • Processo de desenvolvimento das simulações
SUB-MÓDULO 2.2 ANÁLISE E PROJETO DE MELHORIA 6 horas
  • Análise e autoanálise dos comportamentos pedagógicos observados
  • Diagnóstico das competências demonstradas e a adquirir/melhorar
  • Elaboração de um projeto de melhoria para acompanhamento da progressão das aprendizagens

Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação - 10 horas

MÓDULO MF3-COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO:

SUB-MÓDULO 3.1 COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO RELACIONAL - (6 horas)

  • Comunicação pedagógica;
  • Métodos e técnicas de comunicação;
  • Estilos de comunicação (assertivo, agressivo, manipulador, passivo);
  • Fatores inibidores/potenciadores do relacionamento interpessoal e comunicacional;
  • Eficácia e Eficiência da comunicação: Estratégias de atuação;
  • Organização do espaço da formação (princípios de Ergonomia);
  • Trabalho colaborativo;
  • Teorias, fatores, métodos e técnicas de motivação;
  • Estilos de liderança e os seus efeitos na prática pedagógica;
  • Papel do animador de grupo;
  • O contrato formativo: compromisso entre a liberdade e a responsabilidade;
  • Princípios de PNL (Programação Neuro-Linguística);

SUB-MÓDULO 3.2 DIVERSIDADE NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO - (4 horas)

  • Técnicas e estratégias de caracterização do grupo de formação;
  • Métodos de gestão da diversidade (género, etária, cognitiva, socioeconómica, étnico-cultural, deficiência, religião, focos de interesse);
  • Processos de mediação;
  • Técnicas de dinâmicas de grupo e de gestão de conflitos;
  • Técnicas e estratégias de caracterização dos fatores potenciadores de situações de desigualdade, discriminação e bloqueadores das aprendizagens (conflitos, ausências, falta de motivação, categorização, preconceitos, estereótipos, efeito de halo,…);
  •  Individualidade no processo de aprendizagem.

Metodologias e Estratégias Pedagógicas - 10 horas

SUB-MÓDULO 4.1 MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS - (6 horas)

  • Metodologias e técnicas de ensino/ aprendizagem específicas para adultos (passivas e ativas);
  • Metodologias e técnicas de autoestudo (formação a distância);
  • Métodos Pedagógicos: expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo;
  • Técnicas pedagógicas: simulação, jogo de papéis, exposição, demonstração, estudo de casos, tempestade de ideias, projetos, aprendizagem no posto de trabalho, exercícios práticos, tutoria e dinâmicas de grupo;
  • Critérios de seleção dos métodos e/ou técnicas pedagógicas.

SUB-MÓDULO 4.2 PEDAGOGIA E APRENDIZAGEM INCLUSIVA E DIFERENCIADA - (4 horas)

  • Relações entre formador-formando e formando-formando (sócio construtivismo);
  • Criatividade pedagógica: desenvolvimento do processo criativo; a criatividade como ferramenta eficaz; técnicas e fontes de criatividade; potenciar a atitude criativa;
  • Dramatização de Cenários Pedagógicos;
  • Estratégias de adaptação e desenvolvimento para inclusão e formação de grupos coesos;
  • Dinamização de atividades indoor e/ou outdoor que permitam a aplicação dos conteúdos em diferentes contextos;
  • Vantagens e desvantagens da aplicação das diferentes técnicas pedagógicas em contextos diferenciados.

Operacionalização da Formação: do plano à ação - 10 horas

SUB-MÓDULO 5.1 COMPETÊNCIAS E OBJECTIVOS OPERACIONAIS - (4 horas)

  • Objetivos da formação e da aprendizagem;
  • Metodologias e técnicas de definição de objetivos;
  • Objetivos pedagógicos: função, níveis, componentes e domínios;
  • Redação de objetivos operacionais;
  • Conceito de competência;
  • Das competências aos objetivos;

SUB-MÓDULO 5.2 DESENHO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO-APRENDIZAGEM - (6 horas)

  • Métodos e técnicas de organização e planeamento da formação (presencial e/ou a distância);
  • Técnicas e estratégias de caracterização do grupo de formação;
  • Técnicas de análise de necessidades de competências profissionais e de caracterização do contexto profissional dos destinatários;
  • Tipos de conteúdos (teóricos, práticos e teórico/práticos);
  • Como construir um módulo de formação: Critérios de seleção e sequenciação de conteúdos segundo uma estrutura modular (unidades de formação, unidade capitalizável ¿);
  • Princípios e métodos de desenvolvimento curricular (aplicados ao desenho de programas de formação);
  • Técnicas e critérios para calcular a distribuição do tempo da formação (volume dos conteúdos, grau de dificuldade, importância dos conteúdos/módulos, perfil dos formandos, modalidade de formação,¿);
  • Conceção e elaboração do Plano de sessão: pressupostos, etapas, objetivos, conteúdos;
  • Modelos de planos de sessão;
  • Elementos constituintes do plano de sessão (objetivos, métodos, técnicas, recursos, avaliação, duração.).

Recursos Didáticos e Multimédia - 10 horas

SUB-MÓDULO 6.1 EXPLORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁCTICOS - (4 horas)

  • Funções dos recursos didáticos;
  • Tipos de recursos didáticos: convencionais, audiovisuais e multimédia;
  • Critérios de seleção dos recursos didáticos em função das características dos destinatários, objetivos de aprendizagem, conteúdos programáticos e forma de organização da formação (presencial/a distância);
  • Regras de elaboração de documentos projetáveis.

SUB-MÓDULO 6.2 CONSTRUÇÃO DE APRESENTAÇÕES MULTIMÉDIA - (6 horas)

  • Principais softwares de apresentação multimédia;

Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem - 10 horas

SUB-MÓDULO 7.1 PLATAFORMAS: FINALIDADES E FUNCIONALIDADES - (4 horas)

  • Pesquisa e Navegação na Internet;
  • A evolução da Web (da 1.0 à atual);
  • Ferramentas da Web: Técnicas de organização e adequação da informação selecionada aos destinatários da formação; interação (pesquisar e produzir conteúdos);
  • Introdução à Web;
  • Princípios básicos de formação/suporte de formação através de plataformas de e-learning;
  • Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa;
  • Princípios básicos sobre e-learning;
  • Tipologias e Funcionalidades de uma plataforma (p.e. Moodle);
  • Técnicas de adaptação dos conteúdos disponibilizados em papel à sua disponibilização online (em Pdf. comprimidos ZIP, com apresentações em PowerPoint em modelo.pps);
  • Regras. Net-etiqueta.

SUB-MÓDULO 7.2 COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - (6 horas)

  • Comunidades virtuais de aprendizagem (blogues, fórum de discussão, plataformas);
  • Princípios básicos da Web 2.0 (p.e., Redes sociais);
  • Inserção de recursos didáticos em plataformas colaborativas e de aprendizagem (p.e., normas scorm);
  • Estratégias, métodos e técnicas de organização do trabalho e da comunicação online;
  • Ferramentas de comunicação síncronas (chat e vídeo conferência) e assíncronas (e-mail, blogues e fóruns de discussão);
  • O papel (e funções) do e-formador e e-moderador,
  • Princípios básicos da e-moderação e do e-formador.

Avaliação da Formação e das Aprendizagens - 10 horas

SUB-MÓDULO 8.1 AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA - (6 horas)

  • Conceito, finalidades e objetos da avaliação;
  • Tipos de avaliação da formação (inicial: diagnóstica; contínua: formativa e sumativa; e final: sumativa); 
  • Indicadores e critérios de avaliação da aprendizagem;
  • Características técnicas da avaliação (fiabilidade, validade e objetividade);
  • A problemática da subjetividade no processo de avaliação;
  • Técnicas de avaliação (observação, formulação de perguntas, medição) de acordo com os objetivos, metodologias e estratégias de formação;
  • Instrumentos de avaliação (grelhas de observação, escalas de classificação, testes de produção curta e longa, testes com questões de escolha múltipla, de verdadeiro/falso, de emparelhamento);
  • Escalas de classificação (numéricas, literal e descritivas);
  • Critérios de seleção das técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem;
  • Regras da conceção dos instrumentos de avaliação (ponderação, tempo de realização e tempo médio por bloco de questões).

SUB-MÓDULO 8.2 AVALIAÇÃO: DA FORMAÇÃO AO CONTEXTO DE TRABALHO - (4 horas)

  • Princípios e métodos de avaliação da formação;
  • Avaliação da eficácia e eficiência do processo técnico-pedagógico;
  • Avaliação da qualidade da formação (estrutura do programa, objetivos, conteúdos, metodologia, atividades e recursos, formador);
  • Impacte de formação e inserção no mercado de trabalho;
  • Papéis e intervenientes no processo de avaliação (formador, tutor);
  • Formador e tutor: competências em comum;
  • Técnicas e instrumentos de recolha de informação (testes de conhecimentos, testes de performance, inquérito por entrevista, inquérito por questionário, análise documental, observação direta, focus group, estudos de caso, simulação, elaboração de projetos finais, análise de incidentes críticos, elaboração de portefólios, análise custo-benefício, construção de roteiros de atividades).

Simulação Pedagógica Final - 10 horas

SUB-MÓDULO 9.1 PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES - (4 horas)

  • Processo de desenvolvimento das simulações.

SUB-MÓDULO 9.2 ANÁLISE E PROSPECTIVA TÉCNICO-PEDAGÓGICA - (6 horas)

  • Análise e autoanálise dos comportamentos pedagógicos observados;
  • Síntese e avaliação dos comportamentos pedagógicos adquiridos;
  • Percursos para autoformação e Aprendizagem ao Longo da Vida (Formação de: Formador de Formadores; Formador a distância; Formador-Consultor; Gestor/ Coordenador de Formação; Mediador de Formação dos cursos EFA’s).

Projeto de intervenção pedagógica (PIP) - 0 horas

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Pré-Requisitos:

  • Documentação necessária à pré-inscrição:
    •Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Número de identificação Fiscal (NIF);
    •Curriculum-vitae;
    •Declaração de 5 anos de Experiência Profissional
    •Preenchimento da ficha de pré-inscrição;
    •Certificado de Habilitações.

Pagamentos:

  • Numerário, transferência bancária ou pagamento Multibanco.
    Possibilidade de pagamento em 3 prestações.

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