Visitas: 476906 ( 1 )   Pagina Inicial   |    Notícias   |    Faq's   |    Links   |    Login  
                  
Menu Principal
Destaques
Festa Final Musicarte 2010-09-12
 
Assembleia Municipal Juvenil 2009-02-04
 
 
Voltarretroceder 
.:: Descrição do Projecto

alternativas.jpg

A constante necessidade de intervenção local junto da população juvenil, sujeita a contextos vulneráveis, levou a Câmara Municipal do Funchal a desenvolver, estabelecendo parcerias, o projecto Alternativas.

Da junção de sinergias, solidificou-se o Consórcio que abrange, para além da Autarquia e da DTIM, Juntas de Freguesia, a Sociohabitafunchal, E.M., Comissão de Protecção de Crianças e jovens e Direcção Regional de Educação.

Criar Alternativas pressupôs a elaboração de uma candidatura, aprovada pelo Programa Escolhas.

Assim se concretizam, nos bairros sociais dos subúrbios da nossa cidade, nomeadamente nas freguesias de Santa Maria Maior e São Gonçalo, actividades lúdico-pedagógicas que possibilitam o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais.

Deste modo se previnem comportamentos de risco e se proporciona a coesão social, estimulando a participação cívica e comunitária, apoiando também a inclusão digital, combatendo o fenómeno da infoexclusão.

O Projecto tem uma multiplicidade de formas de operacionalização: da Informática ao Desporto, da Área Musical à Expressão Dramática, colocando sempre a tónica em métodos activos e técnicas dinâmicas.

A concretização do Alternativas permite ainda rentabilizar as infra-estruturas físicas da Autarquia que garantem a sustentabilidade da iniciativa.

Entendendo a ocupação dos tempos livres como aspecto fundamental para o crescimento saudável das crianças e jovens, enquanto seres sociais, estão a ser implementadas actividades especificas algumas das quais destinadas também a familiares, nomeadamente os pais, dada a sua primordial importância na cidadania responsável das novas gerações.

Do Canto do Muro ao Palheiro Ferreiro, de São Gonçalo à antiga Escola do Ensino Básico dos Louros, a criatividade surge como forma de combate às disfunções, ao abandono e insucesso escolar e aos comportamentos desviantes. Sempre contemplado o Lema:  Pela Inclusão e Resiliência.



 © 2007 Alternativas. Todos os direitos reservados.  Webmaster@ DTIM