Visitas: 345021 ( 1 )   Pagina Inicial   |    Notícias   |    Faq's   |    Links   |    Login  
                  
Menu Principal
Destaques
Festa Final Musicarte 2010-09-12
 
Assembleia Municipal Juvenil 2009-02-04
 
 
Voltarretroceder 
.:: Eu, tu, nós…juntos, no Desporto. Sem Drogas!

    Campanha de sensibilização social 
“Eu, tu, nós…juntos, no Desporto. Sem Drogas!”

Este projeto resulta da aprovação de uma candidatura ao Programa Nacional “Juventude em Ação” -  Ação 1.2 – Iniciativas Jovens, promovida pela Associação Sócio Cultural Alternativas Jovens (ASCAJ), em estreita parceria com o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM, através do Serviço de Prevenção de Toxicodependência. Conta ainda com o envolvimento de várias entidades, de salientar a Direção Regional de Juventude, o Instituto do Desporto da RAM, a Câmara Municipal do Funchal,  e a Associação Portuguesa de Deficientes (Delegação Regional da Madeira). A Campanha tem o apoio de várias entidades privadas, de salientar a RTP Madeira, a RTP2, a Antena 1, a Antena 3, A Rádio Calheta, a Empresa Horários do Funchal, a Netmadeira, a Zonlusomundo, a Porto Santo Line, a discoteca Copacabana, entre outras, decisivas na difusão da Campanha.


O objetivo principal desta campanha, consiste em disseminar a mensagem de prevenção das toxicodependências, através da sua difusão nos diferentes meios de comunicação, sob a forma de spots televisivos e radiofónicos e outros materiais de divulgação em diversos locais públicos,

O objetivo principal desta campanha, consiste em disseminar a mensagem de prevenção das toxicodependências, através da sua difusão nos diferentes meios de comunicação, sob a forma de spots televisivos e radiofónicos e outros materiais de divulgação em diversos locais públicos,


Nesta campanha, participam 12 atletas da RAM, de destaque nas suas modalidades desportivas. São pessoas que alcançam sucesso naquilo que fazem, com esforço, mérito, comportamentos saudáveis, isentos de consumos de drogas. O envolvimento dos atletas voluntários terá um efeito multiplicador nas várias modalidades desportivas, uma vez que envolverão as entidades desportivas que integram, bem como os adeptos e seguidores dos mesmos.


Nesta campanha participaram, voluntariamente, os seguintes atletas:


Þ Danielson - Capitão da equipa de Futebol do Clube Desportivo Nacional

Þ Emanuel Pombo - Campeão Nacional de Downhill Urbano

Þ Esmeralda Gouveia - Campeã Nacional de Andebol

Þ Fabiola Gomes - Atleta da Seleção Nacional de Voleibol

Þ Filipe Rebelo - Atleta de Natação Adaptada

Þ Francisco Abreu - Piloto Internacional de Automobilismo

Þ Helena Rodrigues -  Atleta Olímpica de Canoagem

Þ Henrique Rosa Gomes  - Campeão Mundial de Jet Ski

Þ Liliana Félix - Vice - Campeã Nacional de Karaté

Þ Maria João Correia - Atleta do CAB e da Seleção Nacional de Basquetebol

Þ Piti Borges - Profissional de Ténis

Þ Sara Teixeira  - Campeã Nacional de Karaté


Entre os objetivos delineados, destaca-se a promoção da consciencialização individual e coletiva da população em geral, e dos jovens em particular, para a promoção da saúde. Temos como objetivo abarcar várias questões sociais que afetam a realidade dos jovens e que poderão colocar em risco o seu equilíbrio e saúde.


Esta campanha acompanha as linhas orientadoras do Observatório Europeu das Drogas e Toxicodependência (OEDT), que servem de suporte à intervenção junto dos jovens, visto que trabalha a mensagem através da modelagem, com a participação dos atletas, como modelos positivos, em substituição a intervenções que se centravam nos testemunhos de consumo.


Será desenvolvida a componente desportiva aliada às temáticas da saúde, da prevenção das toxicodependências, das medidas contra a delinquência, das medidas contra o racismo, da inclusão das pessoas com deficiência, promoção dos desportos juvenis, da igualdade de oportunidades e do envelhecimento ativo.


Do plano de atividades do projeto constam várias ações de difusão e sensibilização, de destacar:


- Difundir os spots preventivos individuais e coletivo na RTP-Madeira e RTP2, de forma a abranger um grande número de telespectadores;


- Difundir os spots radiofónicos, nas diversas rádios regionais, nomeadamente na Rádio Jornal da Madeira, na Rádio Clube, na Rádio Difusão Portuguesa, na Antena 3, no Posto Emissor do Funchal e na Rádio Calheta;


- Difundir os spots em painéis eletrónicos que abundam nas principais praças e vias públicas, nas redes de circuito interno de informação de centros comerciais, nos transportes públicos terrestres e marítimos, nos outdoors, nos painéis dos clubes desportivos, nos espaços recreativos nocturnos e de lazer, entre outros;


- Colocar um banner on-line (cartazes da campanha) nos sites mais acedidos por jovens da Região, por exemplo nos sites da Netmadeira e do Acontece Madeira. Também colocaremos nos sites dos nossos parceiros, das câmaras municipais, de clubes e associações desportivas, e nos espaços de diversão noturna, entre outros;


- Enviar comunicados de imprensa a publicitar a Campanha e as diferentes atividades do projeto, para todos os órgãos da imprensa escrita regional: “Jornal da Madeira”, “Diário de Notícias”, “Diário Cidade” e “Tribuna da Madeira”;


- Solicitar a cobertura pelas principais revistas que publicitam as atividades da sociedade madeirense, tais como: “Revista Saber”, “Revista Fiesta”, “Revista Olhar”, e o “Jornal Académico da Universidade da Madeira”;


- Dinamizar duas sessões informativas acerca das Ações do Programa Juventude em Ação, os seus objetivos e oportunidades oferecidas aos jovens, por jovens do grupo coordenador acompanhados por técnicos da Direção Regional da Juventude;


- Criar uma página no facebook em que iremos convidar os jovens a participarem nas atividades. Iremos colocar as fotografias das várias fases deste projeto, permitindo uma maior visibilidade, partilha e troca de ideias entre os jovens;



- Divulgar as atividades através do envio de sms a um vasto de número de jovens e menos jovens (recorrendo ao tarifário Moche da TMN e à Campanha SMS Express);


- Convidar os jornalistas dos vários órgãos de Comunicação Social a estarem presentes nas várias ações públicas de apresentação do projeto;


- Desenvolver ações de sensibilização, no período das férias de verão entre julho e setembro, de carácter desportivo e recreativo que assente numa base de educação não - formal. Nestas ações, prevê-se a distribuição de material de divulgação e informação, bem como a dinamização de atividades que vão de encontro aos objetivos propostos no projeto;


- Realizar conferências em locais públicos e de grande visibilidade (praças, centros comerciais, parques ou recintos desportivos), onde os voluntários atletas irão apelar a um estilo de vida saudável, com ênfase na prática desportiva;


- Organizar um Encontro inter-geracional, com a participação dos jovens dos Centros Comunitários do Palheiro Ferreiro e Santo Amaro e dos idosos dos ginásios da autarquia de forma a promover a partilha de saberes e experiências, valorizando o papel dos idosos e promovendo a sua participação-activa uma vez que se comemora o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Intergeracional.


Para um melhor conhecimento da campanha, dos spots e cartazes, sugerirmos a consulta à página do Facebook:
http://www.facebook.com/#!/desportosemdrogas

E a visualização dos spots a partir dos seguintes links:
http://www.youtube.com/watch?v=rhrkpTWIg9Q&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=GbGSd7mKs3g&feature=relmfu
 http://www.youtube.com/watch?v=3E6E_Hgnk5g
http://www.youtube.com/watch?v=0WQb9tBVGas&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=69KRhdQMJ8g&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=yZbyAYCpyYw&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=DW50145icdk&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=18T8gmXT9V0&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=OCuu_vlcgVk&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=hJEOWkc9mpw
http://www.youtube.com/watch?v=gRuY3MNy4H8&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=OCuu_vlcgVk&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=bynS01QI2ks



 © 2007 Alternativas. Todos os direitos reservados.  Webmaster@ DTIM