Visitas: 476771 ( 1 )   Pagina Inicial   |    Notícias   |    Faq's   |    Links   |    Login  
                  
Menu Principal
Destaques
Festa Final Musicarte 2010-09-12
 
Assembleia Municipal Juvenil 2009-02-04
 
 
Voltarretroceder 
.:: Página desporto
Desporto 

Ser activo ajuda a crescer o corpo e a desenvolver a mente!

Muitos factores contribuem para que os jovens sejam sedentários: falta de tempo e motivação, apoio insuficiente e falta de orientação dos adultos, sentimentos de vergonha ou incapacidade, falta de locais seguros e atractivos, e a simples ausência de conhecimento das vantagens e benefícios de ser activo. Obviamente que os ritmos urbanos de vida têm aqui um peso decisivo. Os jovens passam um tempo considerável frente ao televisor, deixando de sair para actividades colectivas com os vizinhos da mesma idade, muitas vezes devido à inexistência de locais de lazer, como sejam jardins e parques. Paralelamente a esta realidade, as famílias cada vez têm menos tempo para incentivar e acompanhar as suas actividades físicas das crianças e jovens. Mas os efeitos negativos de um estilo de vida pouco activo não se fazem só reflectir na doença; tem também reflexos muito significativos ao nível económico, individual e comunitário.

Neste sentido, o Alternativas tem um papel fundamental junto dos jovens e população em geral, na medida em que pode dinamizar e incentivar à prática Desportiva.

Ter um estilo de vida activo e estar em forma é muito importante para a saúde: ajuda a prevenir doenças, melhora a resistência do coração e a eficácia da circulação sanguínea, contribui para uma boa imagem corporal, porque melhora a postura, torna os músculos mais firmes e ajuda a manter o peso.

Nos jovens é fundamental para o desenvolvimento motor e da coordenação e ajuda a prevenir e controlar sentimentos de ansiedade e depressão. Nesta faixa etária, a prática desportiva é uma forma atractiva de ser activo. Para além disso, o Desporto tem um elevado valor educativo, promove a integração, facilita o desenvolvimento de capacidades e interacção social, a construção de autoconfiança e sentimento de realização. Estes efeitos positivos também ajudam a contrariar os riscos e males causados pelo estilo de vida competitivo, sedentário e intenso e que é hoje comum dos jovens. O envolvimento em actividade física orientada e desporto incentivam também a adopção de outros comportamentos saudáveis tais como evitar hábitos tabágicos, álcool, drogas e comportamentos violentos.

Actividades desportivas: (Canoagem, Caminhadas, Voleibol, badminton, andebol, futebol, desportos radicais, Exercitação - Patins em Linha... etc).

desporto.jpg

Carolina_012.jpg  Carolina_024.jpg

      cid_net_037.jpg

     Carolina 107_1.jpg

cid_net_036.jpg


 © 2007 Alternativas. Todos os direitos reservados.  Webmaster@ DTIM